Nos dias que correm, depois de muitas campanhas de alerta e sensibilização, não deve haver ninguém que não se encontre alerta para os efeitos decorrentes do consumo excessivo de fast food.
No entanto, basta uma visita rápida à zona de restauração, de um qualquer shopping, para se perceber como estes restaurantes continuam a fazer as delícias de famílias inteiras, mas especialmente de crianças.
Não é de estranhar que as crianças adorem as refeições destes restaurantes, uma vez que a pensar nelas, são desenvolvidas embalagens especiais e brindes diversos, que tornam qualquer alimento mais interessante aos olhos dos mais novos.
Ainda assim, cabe aos pais não caírem na tentação de fazerem do fast food, a resposta constante quando é necessário fazer uma refeição rápida e económica, sem com isso terem o mínimo trabalho. Nos menus das cadeias de fast food imperam o sal, os fritos, as gorduras e os molhos, elementos que são altamente nocivos à saúde humana, por poderem provocar o aparecimento de doenças cardiovasculares, de diabetes, de casos de obesidade e de outras doenças mais.
Como tudo o que diz respeito a uma alimentação saudável, a ideia-chave que deve manter sempre presente é a moderação. Apesar de não ser a escolha mais indicada ou nutricionalmente equilibrada para as suas crianças, não estará a “cometer um crime” se muito espaçadamente fizer a vontade aos miúdos e os levar a um destes restaurantes.